A apresentadora e chef inglesa Nigella Lawson, de 53 anos, viajou pela primeira vez ao Brasil para o lançamento de seu novo livro Na cozinha com Nigella: receitas do coração da casa (R$ 99,90), da editora Best Seller. O exemplar gastronômico traz 190 receitas, sendo mais de 60 consideradas “expressas”. A britânica fez jus à sua nacionalidade e chegou pontualmente às 19h na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, na última quarta-feira (8), onde autografou exemplares para os fãs. Nigella estudou Jornalismo na Universidade de Oxford, e foi quando começou a se interessar pela cozinha: hoje, é autora de nove livros sobre culinária.
A noite começou cedo para quem queria um autógrafo. Ainda de tarde, às 17h, as filas começaram a ser formadas: uma para comprar o livro e pegar senha, e outra para receber o autógrafo da escritora. Inicialmente, 300 senhas foram disponibilizadas, mas devido à enorme procura, o número foi aumentado para 400, de acordo com a assessoria da livraria. A noite de ontem teve maior público que o primeiro evento de lançamento do livro no Rio, no Barrashopping, dia 4, onde foram vendidas 136 cópias do exemplar. No Leblon, foram 504 livros vendidos.


Após posar para algumas fotos, Nigella deu início à noite. A primeira fã a receber um autógrafo levou o filho, que foi paparicado: “vou te colocar em uma cadeira”, disse a cozinheira bem-humorada, sentando o bebê no livro.
Depois de autografar, Nigella posava para fotos oficiais que estão publicadas no Facebook do Grupo Editorial Record. Simpática e solícita, a estrela da noite conversou brevemente com os fãs que levavam seus exemplares para serem assinados. Respondeu a perguntas, deu dicas de culinária e disse que está amando o Brasil.
A estudante de publicidade Anne Adler, de 24 anos, foi uma das que teve o privilégio de conseguir trocar algumas palavras com a escritora.
– Desta vez vim pegar o autógrafo para uma amiga que está doente. O meu peguei no sábado [dia 4, no lançamento na Barra]. Tive a chance de perguntar para ela se tinha algum outro tipo de vinho ou bebida que possa substituir o Xerez, que ela usa muito em suas receitas, mas não é fácil de ser encontrado no Brasil. Ela disse que qualquer vinho seco mais puxado para o amadeirado pode substituí-lo sem problemas.

Anne lembra que a escritora foi um tipo de salvação para ela e, por isso, conhecê-la pessoalmente foi um dos momentos mais importantes de sua vida:
– Depois da morte do meu avô e estando em um relacionamento amoroso muito instável, eu só queria desistir da minha vida. Mas eis que vejo esta mulher e minha vida muda. Enquanto ela preparava uma cheesecake de limão, eu fui ficando mais e mais apaixonada por aquele mundo, pelo amor e prazer que ela sentia e passava para mim, mera espectadora. Eu comecei a assistir a todos os episódios dos programas dela e cozinhar para amigos e família. Nunca fui boa em nada e, depois daquela cheesecake, me senti viva, apaixonada.
Fernanda Barbosa, de 24 anos, é formada em Relações Internacionais e chegou às 16h para garantir seu lugar na fila. Na cozinha com Nigella é seu terceiro livro da autora. Fernanda conta que começou a cozinhar por causa de uma receita da apresentadora, chamada totally chocolate chocolate chip cookies.
– Ela é muito simpática! Eu escrevi uma carta para ela e ela deixou separada, junto dos outros presentes que ganhou. Como nós duas estávamos de preto, ela brincou comigo dizendo que viemos iguais.

Fátima Adriana, de 43 anos, também gosta de cozinhar, mas ressalta que o que a atrai em Nigella é seu incrível dom de transformar a culinária em poesia, devido à riqueza de detalhes com que descreve suas receitas.
Laís Junqueira, de 23 anos, adora cozinhar: “todo dia, o dia todo”, brinca. Laís comprou dois exemplares do livro, um para ela e outro para dar de presente à mãe.
– Como sou tradutora, leio as receitas dela em inglês. Por isso, fiz uma brincadeira: peguei uma mesma receita e fiz duas vezes: uma de acordo com a original que li e outra de acordo com um tradutor automático, e trouxe os dois resultados para Nigella. É engraçado que o automático traduziu “chocolate chips” como chocolate ou batatas fritas, e eu coloquei o ingrediente na hora de cozinhar. Ela achou divertido e prometeu que vai experimentar.

O estudante de engenharia Thiago Baranda, de 22 anos, foi ao evento por sugestão da mãe, Janaina, que também estava por lá.
– Viemos porque minha mãe sempre assiste ao programa da Nigella, e eu adoro cozinhar, especialmente doces.

Mas a grande movimentação no shopping ontem não foi boa para todos. A fã Ana Maria Ribeiro chegou atrasada, às 20h, e se chateou por não ter conseguido a senha para ter um livro autografado.
– Já fizemos receitas dela lá em casa, mas quem gosta mesmo é minha filha. Daria o livro autografado de presente para ela, pena que não consegui. Agora devo comprar pelo site.
Por volta das 20h30, Nigella deu uma pausa nos autógrafos para retocar a maquiagem. A maquiadora Tricia Woolston estava lá e disse ao Paz, amor e lápis de cor que trabalha com Nigella há quatro anos e que é ótimo. Tricia disse que também é sua primeira vez que no Brasil e que está amando “este país lindo”.

Vamos torcer para elas voltarem!
Beijos,
Ligia
Boa!