Holi Festival chega ao Brasil

O Holi é uma festa que acontece todo ano para comemorar o fim do inverno e a chegada da primavera. Começou na Índia como festividade hindu há milhares de anos e hoje em dia está espalhado por países do mundo todo. Em setembro deste ano, um novo Holi chega à cidade de São Paulo, aqui no Brasil, e a expectativa da organização do evento é que o público seja de, no mínimo, 10 mil pessoas. A graça da festa são as cores: uma guerra de tinta entre os participantes caracteriza o festival.

fonte manish swarup da associated press
Manish Swarup/Associated Press (Fonte: Boston.com)
fonte hannah graces 2
Foto: Hannah Graces
fonte hannah graces
Foto: Steve McCurry
FOTO STEVE MCCURRY
Foto: Steve McCurry

O Holi de São Paulo, aprovado pelo Centro Cultural e Consulado indianos, é organizado pela Verdi, um movimento de jovens produtores culturais, e será realizado em um grande parque da cidade, durando das 10h às 18h30, mas o local e as atrações ainda não foram divulgados. Mesmo assim, a página do evento no Facebook já conta com mais de 8 mil curtidas. O evento terá quatro shows, uma aula de yoga e meditação, intervenções artísticas e outras atrações.

Seis toneladas de tinta 100% natural e biodegradável, à base de farinha de trigo e corantes de frutas e flores serão distribuídas entre os participantes, que também vão receber um cone de armazenamento. Não será permitida a entrada de outro tipo de tinta e é aconselhado o uso de óculos escuros, para que a tinta não pegue nos olhos. A capital paulista foi escolhida, segundo a produção do festival, por ser considerada a cidade que mais daria visibilidade ao Holi.

– Por se tratar de um festival alegre e cheio de vida e que realmente aproxima as pessoas, achamos que tinha tudo a ver com o espírito brasileiro. Apesar de começar em São Paulo, vamos realizar o festival anualmente e em outras cidades – explica Bruno Lambiasi, de 27 anos, produtor do evento, lembrando que a mensagem que será passada será a mesma do festival da cultura hindu, apenas sem os mantras e cultos religiosos.

Por mensagem, Bruno se refere à celebração do início das estações mais quentes, a aproximação de diferentes culturas e a alegria espalhada. Para estimular esse relacionamento entre as pessoas, é utilizada a expressão “Holi hai”, que significa algo positivo, como um “viva”. Na tradição, as crianças começam jogando o pó colorido em seus pais e, a partir disso, todos os outros participantes também ficam pintados.

No dia da festa, as pessoas poderão levar comida e bebida, que não serão distribuídas nem comercializadas no local. Pessoas de qualquer idade podem participar.

E aí, quem vai?

Beijos,

Ligia

Anúncios

Escrito por

Jornalista por profissão, vocação e paixão. ♡

4 comentários em “Holi Festival chega ao Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s