What Ali wore

Blogs de moda estão espalhados por toda a internet. Grande parte deles reserva uma seção especial para “looks do dia”, onde as blogueiras (porque geralmente são mulheres) postam fotos com a roupa que saíram naquela ocasião, explicitando a marca de cada peça que estão usando. Mesmo sem entender sobre moda, a autora de What Ali wore tornou o blog um sucesso ao explorar os outfits de um velhinho.

alioutfit4

Zoe Spawton, de 29 anos, é uma fotógrafa nascida em Melbourne, na Austrália, que há quase um ano mora em Berlim, na Alemanha. Para pagar as contas, começou a trabalhar como garçonete em um café no bairro de Neukölln, onde Ali vive. Ele é um senhor turco de 84 anos, e há 44 se mudou para Berlim. Médico aposentado, é pai de 18 filhos, e hoje em dia trabalha como alfaiate.  Fala alemão, turco, italiano, espanhol, mas mal consegue conversar em inglês. Zoe arrasta um alemão básico.

Todos os dias, às 9h05 da manhã, enquanto a moça arrumava as mesas e cadeiras do lado de fora do café, Ali passava e eles se cumprimentavam com um sorriso e um tímido “olá”. Por estar sempre vestido de maneira muito elegante, muitas vezes combinando da cabeça aos pés, Ali chamou a atenção da jovem fotógrafa, que finalmente, depois de 2 meses, se apresentou e perguntou se poderia fotografá-lo. Como a comunicação entre eles era difícil, a pergunta foi feita através de um gesto: Zoe pegou sua câmera e Ali entendeu o que ela queria dizer. Hesitante em um primeiro momento, ele achou graça e depois começou a tomar gosto pelas fotos e adotou a pose inclinada como sua marca registrada. Daí surgiu o tumblr que mostra os looks do octogenário, muitos confeccionados por ele mesmo.

alioutfit1alioutfit7alioutfit9

Do blog floresceu uma amizade, considerada especial por Zoe justamente porque a comunicação entre os dois é bastante limitada e, então, “nunca conseguem ter uma conversa profunda”. Ali costuma presentear Zoe: já deu maçãs e outras lembranças, e agora está fazendo uma saia para ela.

Nem sempre Ali aceita ser fotografado: há dias em que o velhinho não está se sentindo bem, está de mau humor ou doente. Às vezes simplesmente não quer ser fotografado com aquela roupa que está vestindo – porque não acha que está bem arrumado ou porque já foi fotografado com ela antes. Ali é baixinho (mais baixo do que Zoe, que mede 1,57m), mas sua confiança parece ser gigantesca, ao menos para a fotógrafa, que, apesar de não entender muito disso, acha que Ali passa bastante orgulho de sua aparência através das suas roupas e seus mais de 80 ternos. Os acessórios não podem faltar nos looks de Ali: um boné, um chapéu, uma gravata, uma bolsa, uma jaqueta ou uma corrente sempre são capturados pela câmera.

alioutfit0alioutfit6alioutfit3

Vocês já conheciam a página? Todas as fotos eu peguei .

Beijos,

Ligia

Anúncios

Escrito por

Jornalista por profissão, vocação e paixão. ♡

4 comentários em “What Ali wore

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s