Pedro Melo é um designer pernambucano de 25 anos que, no dia 12 de fevereiro, embarcou para um mochilão na Europa com seu amigo fotógrafo Caio Alencastro. Algumas ripas de madeira e canetas coloridas estavam devidamente guardadas na bagagem para a viagem de 23 dias que os esperava. No começo, a ideia era pintar quadros e dá-los a desconhecidos mundo afora, mas a ideia foi amadurecida e daí surgiu o projeto Troca por um quadro.
Funciona assim: a cada lugar que iam, trocavam uma pintura pelo o que o outro pudesse oferecer (um prato de comida, um drink, hospedagem e por aí vai). Como ambos só falavam português e improvisavam no inglês, decidiram que era o quadro que falaria por eles. Enquanto Pedro pintava, Caio fotografava as trocas. O que lhe dava inspiração? Para um publicitário que está em um lugar que não é a sua casa, tudo. Por isso mesmo, Pedro classifica o projeto como algo que mistura antropologia e arte.






O projeto já contabiliza mais de 3.500 curtidas na fanpage do Facebook mas, apesar do sucesso, a página conta também alguns “nãos” e “passadas de pernas” que a dupla recebeu como, por exemplo, em Lisboa: um estabelecimento no Bairro Alto ofereceu um prato por um painel (que demorou 1 hora para ficar pronto) mas não puderam fazer a troca e combinaram que voltariam no dia seguinte, mas o local estava fechado. Às vezes, também, as trocas oferecidas não davam para ser divididas pelos dois.
Pedro chegou de volta ao Brasil no dia 5 de março e o projeto continuou por aqui. Já passou pelas cidades de Recife e Olinda (Pernambuco) e Maragogi (Alagoas).



E aí, gostaram?
Beijos,
Ligia