Logo após comemorarem 1 ano do canal do YouTube e mais de 400 milhões de visualizações, o grupo Porta dos Fundos se reuniu na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, nesta quinta-feira (8), para o lançamento do livro homônimo. O Paz, amor e lápis de cor esteve lá e falou com o pessoal!
O livro é uma compilação dos 37 melhores roteiros do grupo, escritos por Antonio Pedro Tabet (o Kibe loco), Fabio Porchat, Gabriel Esteves, Gregorio Duvivier, Ian SBF e João Vicente de Castro.
Acompanhando as esquetes vêm fotos exclusivas, histórias de bastidores, curiosidades – como as inspirações de cada vídeo – e comentários dos autores, além de um QR code, que permite que o leitor acesse, direto do celular, o link para o vídeo no YouTube. Luis Fernando Veríssimo assina o prefácio. Entre os roteiros incluídos estão o de “Na lata”, “Sobre a mesa”, “Brainstorm” e “Entrevista de emprego”.
– Nós incluímos os improvisos nos roteiros. Tem várias falas incorporadas. Tudo o que tem de melhor no vídeo, a gente incorporou no texto também – adianta Duvivier.

Os roteiristas integravam a mesa, mas outros membros da equipe e do elenco, como Leticia Lima, Luis Lobianco, Marcos Veras e a esposa Julia Rabello, Clarice Falcão, Gabriel Totoro e Rafael Infante, estavam presentes na noite de autógrafos. Fabio Porchat chegou um pouco atrasado devido às gravações de A Grande Família, humorístico da TV Globo onde também atua. Mas, logo que apareceu, divertiu a todos cantando “Parabéns pra você”, como em um dos vídeos do Porta passado em uma steakhouse.
Os autógrafos começaram às 19h50. Antes disso, a imprensa foi liberada para entrevistas e fotos. Os atores Marcelo Serrado, Mariana Ximenes e Maria Clara Gueiros, e a escritora Thalita Rebouças acompanhada do empresário Carlos Luz foram prestigiar o grupo.

– Eu super acompanho o trabalho deles, sou amiga do Gregorio, da Clarice e do Fabio bem antes do Porta, e achei muito bacana essa ideia de fazer o livro, porque essa galera que assiste aos vídeos tem que ler – conta Thalita.

Marcelo Serrado também considera o lançamento do livro uma ótima iniciativa:
– Acho que eles vão dar certo em tudo o que eles fizerem, porque são ótimos. Eles quebraram paradigmas do humor no Brasil e conseguiram fazer sucesso em mídias alternativas.

De acordo com Tabet, a inspiração para novos vídeos vem do dia a dia, de uma discussão do casal na mesa ao lado, do ônibus que pegam, uma ida ao médico ou ao banco. Para ele, o único tema que não deseja abordar são os muçulmanos, “porque não queremos atentados”, brinca. Ele também adiantou o tema do vídeo que vai ao ar segunda-feira (12): supermercado.
De acordo com o site oficial do grupo, o Porta dos Fundos é um “coletivo criativo produtor de conteúdo audiovisual para web com qualidade de TV e liberdade editorial de internet”. A ideia de transportar os vídeos para o livro surgiu para dar ao roteiro autenticidade:
– Quando você pega uma coisa audiovisual e transforma ela em livro, além de algumas vezes alcançar um público que não está familiarizado com a internet, você referenda um texto, que é a semente de tudo, é onde nasce o vídeo. Então, dar valor a este texto é dar valor aos profissionais que escrevem, como nós hoje que estamos aqui – explica Tabet.
Para João Vicente, a brincadeira é “ver se vai funcionar escrito o que já funciona filmado”.
A idade do público que estava presente no evento ontem foi um dos aspectos que mais chamou atenção. Um grupo de meninas chegou às 15h no local para garantir lugar na fila e tirar foto com os artistas: “também viemos por causa da Clarice Falcão, que a gente ama”, esclarece Ana Carolina Barreto, de 13 anos. Tabet, Porchat e Duvivier ganharam desenhos feito por uma fã.


– Nosso humor começou muito adulto. Nosso mercado começou numa pirâmide de cima pra baixo, onde em cima era o público mais velho e que foi rejuvenescendo. A gente não perdeu o público mais velho, mas conseguimos também públicos mais novos. Estamos muito felizes, acho que isso é fruto do sucesso – comemora Tabet.
Com mais de 4,5 milhões de inscritos no canal, o Porta dos Fundos já tem novos projetos:
– Mês que vem a gente lança as nossas camisetas e, no outro mês, o nosso DVD. As camisetas vão ter frases como “Judith” e “Gorilão da bola azul”, a logo do Porta dos Fundos, e outras coisas referentes aos vídeos – conta Tabet.

O DVD terá as 30 primeiras esquetes do Porta mais extras inéditos. Além disso, em outubro começam as gravações para o filme, que ainda não tem título definido:
– Serão várias tramas que se encontram, mas a data de estreia ainda é incerta… Esperamos que saia no começo do ano que vem. O roteiro do filme foi escrito por todos os roteiristas que estão aqui – adianta Infante.
Com a recepção do público no lançamento do livro sendo tão positiva, a expectativa é que a estreia do filme seja ainda melhor:
– Ainda não tinha sentido o calor do público tão fortemente, primeiro porque reuniu muita gente, tanto em São Paulo quanto aqui. Segundo porque eu já trabalhava na internet antes, fazendo parte do grupo Anões em Chamas, e já tinha feito um personagem ou outro que tinha feito algum sucesso, mas não tem comparação com o que está agora. Se o lançamento do livro está do jeito que está, acho que o filme vai ser maior ainda. E eu estou esperando sair o filme do Porta para eu estrear no cinema, porque apesar de já ter propostas de coisas muito legais, eu queria muito que meu primeiro filme fosse o Porta – explica Leticia.
Apesar de abraçarem novas plataformas, a ideia de ir para a televisão continua sendo rejeitada. Para Ian, o humor “Porta dos Fundos” é um humor que não cabe na TV.
– É até difícil dizer qual o tipo de humor que a gente faz. Mas eu não me identifico nada com o que eu vejo hoje na TV. E isso foi um pouco da nossa vontade: fazer o que a gente não estava vendo na televisão. A gente pode falar sobre qualquer coisa, é só saber a maneira certa de falar. A gente não tem medo de as pessoas verem o que a gente faz, mas se nós não tivermos certeza de que estamos gostando do que estamos fazendo, esse é o nosso limite.

Veras acha que o humor da televisão brasileira é algo que estacionou, “e o Porta veio para estacionar fora da vaga”. Clarice concorda que o grupo ainda não se encaixa na TV: “por mais que tenha virado livro e vá ter o filme, a internet está muito presente na linguagem que o criou”.
Escolher uma esquete favorita, para os entrevistados, foi algo difícil. Entre as mais votadas estão “Parabéns” e “Sobre a mesa”:
– A gente até brinca com isso, porque a cada vídeo que posta, o Porchat diz que é um dos seus cinco favoritos. Ele já tem uns quinhentos “cinco favoritos”. Eu gosto de um que é uma bobagem, mas eu rio bastante, o “Drébito”, e o “Parabéns”, que já se tornou um de nossos clássicos – conta Veras.

De acordo com a assessoria da editora Sextante, ontem foram vendidos 495 exemplares e, no lançamento na Livraria Cultura, em São Paulo, na quarta-feira (7), 400 cópias.
Serviço:
Porta dos Fundos, Editora Sextante, 240 páginas
Preço na Livraria da Travessa: R$ 49,90
Beijos,
Ligia
Como sempre…a leitura vai que vai. É delicioso ver (ler né?) o que você escreve. Mais uma vez, parabéns!!! Te amo.
Te amo tambem!
Parabéns, prima!
Voce está mandando superbem.
Sucesso, sucesso, sucesso e paz.
Estou ligadíssima em vocë.
Katia Cabral.
Obrigada, Katia!! Fico feliz que voce esteja me acompanhando!
Muito bom Ligia Lopes, adorei o texto e destaque para o belo título.
Obrigada, Igor!
Amei o texto!! Cobertura muito boa! Eles são demais né?! Qual é seu vídeo favorito? Eu adoro vários, mas com o dos 10 mandamentos eu morro de rir todas vezes!
Eu amo a Parabéns e Na lata!!!! Morro de rir toda vez que vejo!!!
Muito boa leitura Ligia! Parabens!!
Obrigada, Carlos!!!! Volte sempre :))
Parabéns Ligia querida!