TATUAGENS TEMPORÁRIAS

Hoje em dia, em qualquer lugar que se vá é possível encontrar pessoas tatuadas ou, pelo menos, alguém que já cogitou a possibilidade de desenhar para sempre algo no corpo. Mas quem disse que para sempre é melhor? Foi com este slogan (Who says forever is better?) que a marca americana Tattly ganhou fãs no mundo todo.

A marca foi lançada na internet em Julho de 2011 pela designer gráfico suíça-americana Tina Roth Einsenberg (ela nasceu em uma pequena cidade da Suíça chamada Appenzeller e se mudou para Nova York há 14 anos). Tudo começou depois de ela se ver “cansada” de colocar tatuagens temporárias mal-feitas em sua filha, Ella, hoje com sete anos.

– Primeiro, eu fiz uma pesquisa sobre como poderia imprimir um material de alta qualidade. Depois disso, o modelo de negócio se encaixou naturalmente – explica Tina, em entrevista por e-mail ao Paz, amor e lápis de cor.

Apesar de designer gráfico por formação, Tina hoje dedica seu tempo colocando em prática seus projetos paralelos. É também fundadora do Creative Mornings, do Studiomates e do Swissmiss.

tattly_menachem_krinsky_live_today_web_applied_01_grande
Fonte: Tattly / Divulgação

Também por e-mail, a gerente de Comunicação da marca, Nic Annette Miller, explicou ao blog que, dentre as várias opções que surgiram como possíveis nomes, Tattly foi o que pareceu mais se encaixar, por ser uma palavra fácil de ser falada tanto para adultos quanto para crianças.

– Além disso, foi o nome que mais agregou o conceito de tatuagem temporária [temporary tattoo, em inglês] – completa.

Hoje, a marca conta com uma equipe de oito pessoas, “movidos pelo design e por uma boa xícara de café”, brinca Nic. Com produtos a partir de U$ 5, a Tattly está em mais de 400 lojas espalhadas por mais de 30 países, mas as tatuagens também podem ser compradas online com uma taxa de U$2 (eles entregam em qualquer parte do mundo).

O site da marca diz que a missão da Tattly é levar felicidade às pessoas através da arte e do design. Os desenhos são feitos por artistas profissionais que recebem uma porcentagem sobre as vendas. É Tina quem faz a curadoria dos artistas que trabalham para a Tattly, desenvolvendo com eles o conceito e o design de cada coleção.

É importante lembrar que todas as tatuagens provisórias da marca são atóxicas e feitas com tinta à base de soja. Duram entre três e cinco dias na pele e é recomendado que, antes de aplicar o produto, a pele esteja livre de óleo. Veja aqui um vídeo que mostra como deve ser feita a aplicação.

tattly_wesley_stuckey_bug_study_web_applied_03_grande      tattly_wesley_stuckey_arrows_web_applied_05_grande

tattly_stina_persson_floral_flourish_web_applied_05_grande      tattly_lila_symons_be_happy_web_applied_04_grande

Le petit pirate

Também com o objetivo de resgatar da infância as tatuagens que vinham em chicletes, os designers de produto Marcus Renault, de 27 anos, e Gabriela Sued, 26, os designers gráficos Thiago Monteiro, 28, e Alice Gelli, 22, e o economista José Sapir, 21, resolveram criar a Le Petit Pirate, marca de tatuagens temporárias para crianças (mas nada impede que adultos usem também). O Paz, amor e lápis de cor entrou em contato com a Gabriela, que contou um pouco mais sobre a marca:

– A marca nasceu de forma bem despretensiosa. Como a maioria dos sócios é de designers, estamos sempre conversando sobre inovações na forma de comunicar e entreter. E inovar, às vezes, é reinventar. Daí surgiu a ideia das tatuagens temporárias como forma de resgatar a alegria e a diversão que tivemos em nossa infância, só que desta vez aliadas ao trabalho de ilustradores talentosos do mundo inteiro – conta, lembrando que o nome da marca foi escolhido porque tatuagens e piratas são assuntos sempre relacionados.

LPP_001
Fonte: Le Petit Pirate / Divulgação

Os criadores queriam que os pequenos tatuados fossem como pequenos piratas, “que se divertem através de uma rebeldia do bem”. As coleções são criadas por diversos ilustradores nacionais e internacionais, através de parcerias: no começo, amigos próximos foram convidados pelos sócios mas, logo depois do lançamento, outros ilustradores ofereceram parceria.

– Nós também entramos em contato com outros artistas, convidamos ilustradores que admiramos e achamos que têm um trabalho compatível com a marca, e recebemos portfólios de artistas que ainda não conhecemos – explica Gabriela.

Os temas das coleções das tatuagens normalmente é sugerido pelos sócios, com base nos trabalhos do ilustrador. Alguns artistas, no entanto, já chegam com temas pré-definidos que são aceitos pelo grupo, e outras coleções surgem de temas debatidos por todos.

– O importante é ser um tema original, divertido e lúdico. A linguagem de cada coleção sempre segue o traço do artista. Essa liberdade e autoria são essenciais.

IMG_2996
Foto: Le Petit Pirate / Divulgação

IMG_3751      IMG_3577

IMG_2987      IMG_0062

O ilustrador que deseja ser parceiro da marca, pode entrar em contato com a Le Petit Pirate através do e-mail piratas@lepetitpirate.com . Geralmente, o trabalho é feito com um sistema de royalties, isto é, a marca aposta na coleção, produz e, em seguida, paga uma porcentagem em cima das vendas.

– Em algumas situações específicas, como coleções exclusivas para marcas parceiras da Le Petit Pirate, os ilustradores trabalham como freelancers.

LPP_002      LPP_003

As tatuagens são impressões especiais feitas com materiais atóxicos. O produto é aprovado pelo Inmetro. Cada tattoo dura, em média, 4 dias, e é de  fácil remoção: basta um algodão com um pouco de álcool.

– Colocamos a recomendação de uso para crianças a partir de três anos apenas por conter partes que podem ser ingeridas, como a película que protege os desenhos. As tatuagens em si não fazem mal nenhum: nem para a pele, nem para a saúde.

LPP_004
Foto: Le Petit Pirate / Divulgação

Se você se interessou pelas tattoos provisórias da Le Petit Pirate, você pode comprar no e-commerce da marca ou em lojas parceiras. Existem também coleções exclusivas, como Fábula, Richards Kids e Papel Craft, que só podem ser encontradas nestas lojas.

A marca me enviou de presente algumas tattoos para eu testar. Já experimentei uma para mostrar especialmente para vocês que visitam o blog! Amei!

montagem-lpp
As tattoos que eu ganhei

Espero que tenham gostado do post!

Beijos,

Ligia

Anúncios

Escrito por

Jornalista por profissão, vocação e paixão. ♡

Um comentário em “TATUAGENS TEMPORÁRIAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s