Técnica e materiais diversos como resina, fibra de vidro, silicone e acrílico são utilizados pelo artista australiano Ron Mueck, de 56 anos, para esculpir suas obras. Nove delas, cerca de 1/4 de sua produção, podem ser vistas no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde expõe pela primeira vez, trazendo três esculturas inéditas: Couple Under an Umbrella (Casal embaixo do guarda-sol, 2013), Young Couple (Jovem Casal, 2013) e Woman with Shopping (Mulher com compras, 2013). As obras reproduzem fielmente a anatomia humana, com perfeição na riqueza de detalhes dos pelos, veias, unhas e cicatrizes, além da sensação de elasticidade da pele.

89cm x 43cm x 23cm
Coleção particular
Cortesia Hauser & Wirth
Divulgação

113cm x 46cm x 30cm
Coleção Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, Paris
Divulgação
É a primeira vez que as esculturas de Mueck estão no Brasil. A mostra tem curadoria de Hervé Chandès, diretor da Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, em Paris – por onde já passou a exposição, recebendo mais de 300 mil visitantes – e Grazia Quaroni. De Paris, a exposição partiu para a Fundación Proa, em Buenos Aires. O ciclo termina aqui no Rio, onde fica até dia 1º de junho.
Apesar de ter nascido em Melbourne, na Austrália, Mueck radicou-se no norte de Londres, onde vive e trabalha cuidadosa e lentamente – uma obra leva cerca de um ano para ser finalizada -, recluso em seu pequeno estúdio, para não deixar escapar nenhum detalhe e transmitir bem o vínculo entre os seres humanos. Por vezes caracterizado como “hiperrealismo”, o trabalho de Mueck distancia-se dele porque “o detalhe de suas figuras humanas é meticuloso, com mudanças surpreendentes de escala que estão tão longe do realismo acadêmico, hiperrealismo ou da pop art. Os personagens são sempre maiores ou menores do que a realidade, nunca em tamanho real”, conforme afirmou a assessoria de imprensa da exposição.

Em 20 anos de carreira, o artista nunca deu entrevistas. Isto transforma suas obras ainda mais instigantes e misteriosas, mas um pouco de seu processo criativo pode ser observado no filme Still Life: Ron Mueck at Work, do francês Gautier Deblond, produzido para a exposição. Vejam um trecho do documentário abaixo:
As esculturas do australiano tematizam a vida e a morte, e sua inspiração vem das pessoas comuns, que vê na rua, como a intitulada Woman with Shopping (Mulher com compras, 2013), e nas pessoas de seu convívio, como seu pai, em Man in a Boat (Homem em um barco, 2002) e um amigo que morreu, em Drift (À deriva, 2009). Mueck se autorretrata em Mask II (Máscara II, 2002).

159cm x 138cm x 425,5cm
Anthony d’Offay, Londres
Divulgação

118cm x 96cm x 21cm
Coleção particular
Divulgação

77cm x 118cm x 85cm
Anthony d’Offay, Londres
Divulgação
Dicas #pazamorelapisdecor:
Compre pela internet e chegue antes do meio-dia para retirar seu ingresso, neste horário praticamente não tem fila!
Demorei cerca de meia hora para ver todas as esculturas, analisá-las de todos os ângulos e fotografá-las (fotografias são permitidas apenas sem flash).
Depois, fui para a sala onde é exibido o filme Still life: Ron Mueck at Work na íntegra. Simplesmente incrível, não deixe de assistir.
Vejam os detalhes das obras nas fotos abaixo (clica que aumenta!):
Serviço:
Museu de Arte Moderna – MAM
Av. Infante Dom Henrique 85
Parque do Flamengo
De terça a sexta, das 12h às 18h.
Sábado, domingo e feriado, das 11h às 19h. Nesses dias, a bilheteria abre das 10h às 18h.
R$ 14 (inteira)
Compras antecipadas aqui.
Para mais informações, acesse: http://mamrio.org.br/museu/servico/
Beijos,
Ligia
Lígia, fui lá ontem e adorei!! O trabalho do Mueck é impressionante, mas o que achei mais legal foi escutar os mais diversos comentários das pessoas que estavam lá. Adorei a exposição da coleção do Sylvio Perlstein que também está lá, vale ver!