1 LIVRO POR LIVO

Em novembro de 2012, o administrador de empresas Arthur Blaj, o designer Raphael Costa Neves e o engenheiro de produção Guilherme Freire decidiram se unir e criar a marca de óculos Livo Eyewear, que hoje conta com uma equipe de 25 pessoas. Conversei por telefone com o Guilherme, que me explicou um pouco mais sobre a marca e seus princípios. O principal deles é provar que, por um preço acessível, é possível ter um óculos de qualidade, com atendimento superior e com uma experiência de compra diferenciada.

– A Livo surgiu com a ideia de oferecer um conceito que não existia no mercado ótico brasileiro. Antes, o cliente tinha duas opções: ou ele pagava muito caro por um óculos que tivesse todas as propriedades de um óculos de alto nível, ou ele pagava pouco para ter um óculos de má qualidade.

A marca trouxe inovações criativas, a começar pelo preço único de R$ 294 para todos os modelos (exceto parcerias), tanto os solares quanto os de grau, incluindo não só a armação como a confecção da lente – exceto para casos específicos, como lentes multifocais ou graus muito altos. O preço só muda na edição limitada Tyler, que custa R$ 348, feita em parceria com o coletivo fotográfico I Hate Flash. A próxima novidade da Livo é um óculos com detalhes em metal, que eu tive acesso em primeira mão e vou dividir aqui com vocês. Ainda nem chegou no site!

Divulgação/LIVO
Divulgação/LIVO

Todas as lentes da Livo têm antirreflexo e proteção UVA e UVB. A armação é feita com acetato italiano e o produto é feito à mão, com o design todo desenvolvido internamente pela equipe. Um dos lemas da marca é “design que não custa os olhos da cara”, o que acreditam ser uma proposta mais justa e atrativa. A resposta para a boa qualidade a um preço tão mais em conta está nas etapas de fabricação, totalmente controlada pela Livo.

– Toda a cadeia da Livo, desde o design do produto até a venda para o consumidor final não tem intermediários. É a Livo do começo ao fim, a loja, o design, tudo. Se você pegar um óculos de uma marca grande qualquer, principalmente marcas internacionais, até chegar ao consumidor final são mais ou menos seis intermediários. Então, quando chega no cliente, chega caríssimo.

Outro princípio da marca é que ela permite que o cliente desista de sua compra num prazo de 30 dias: ele pode não só trocar por outro modelo, como reaver todo o seu dinheiro sem prejuízo.

– No Brasil, por lei, são sete dias [para devolver o produto], sendo que o vendedor vai te perguntar qual o motivo e tentar te convencer de não devolver… A gente tem uma política de trinta dias e sem perguntas. Os nossos vendedores são treinados a não perguntar o motivo, fazendo a troca ou a devolução sem perturbar a pessoa, para que essa experiência seja a mais prática e simples possível. Além do produto, o nosso foco é no atendimento. Eu não me conformo que no Brasil a gente precisa pagar um preço altíssimo para ter um bom atendimento. A ideia é que o cliente saia feliz e satisfeito, com vontade de voltar depois.

Mas o que mais me chamou atenção e me fez querer escrever esta reportagem foi o projeto 1 livro por Livo. É um programa social criado pela marca em parceria com a editora Escala e a ONG Pró-Saber, onde a cada óculos vendido é doado um livro para a Pró-Saber, que tem sede no Rio e em São Paulo, e trabalha com o foco na educação de crianças carentes. A cada fim de mês é feita uma contagem de quantos óculos foram vendidos e a partir disso são comprados livros (sempre novos, nunca usados) e é feito um mutirão de doação.

1livroporlivo3
Foto: Natalia Nunes/LIVO

– Na nossa opinião [dos sócios], o maior problema que existe no Brasil é relacionado a educação. Vimos que a melhor maneira de gerar um impacto na sociedade seria através da educação. Óculos está muito ligado a livro, que está muito ligado a educação. O projeto 1 livro por Livo amarra todo esse conceito. O projeto tem dado muito certo, porque as ONGs geralmente não têm muitos recursos, então esta contribuição é muito significativa.

Por ora, as doações são feitas apenas pela equipe da Livo, mas os sócios estão trabalhando a ideia de levar os clientes interessados no dia da ação. Guilherme explica que o projeto só começou a ser mais divulgado agora, por receio da má interpretação das pessoas.

– A gente fala realmente muito pouco do programa. Porque como nós somos os criadores, e não criamos para ser uma ferramenta de marketing e venda, mas sim porque queríamos causar impacto de verdade, só recentemente colocamos um banner no rodapé da página, um quadrinho nas lojas… Ficamos com medo de as pessoas pensarem “olha, que empresa marqueteira, usando as pessoas para vender óculos”. Por isso nunca envolvemos tanto o público. Mas, como muita gente já pediu, estamos analisando a hipótese de reformular alguns aspectos do programa para envolver mais pessoas.

As lojas físicas da Livo estão em São Paulo, no Shopping Iguatemi e na Rua dos Pinheiros, e no Rio, no Barrashopping e a curto prazo será aberta uma loja na zona sul da cidade. Quem mora em São Paulo ainda tem mais uma alternativa, que está para chegar no Rio: o Livo vai até você, um serviço gratuito onde um biker vai até a casa do cliente com todo o mostruário da Livo para experimentar sem compromisso. Também é possível comprar pela loja online – o frete é grátis!

O site oferece um provador virtual em 3D, o que permite que a pessoa experimente os óculos como se estivesse se olhando no espelho – ao se mover, o provador move junto. Além disso, também existe um guia de rosto para auxiliar na hora da escolha, mostrando que modelos combinam mais com você. Acabei comprando um modelo Nico Solar Demi Castanho Yellow Mirror. Comprei na loja do Barrashopping, depois de experimentar tooooodos os modelos e ficar na dúvida entre vários. Amei! A lente dele é espelhada e fica super legal fazer fotos com reflexos de paisagens, como vocês podem ver nesta foto que tirei outro dia no Jardim Botânico.

livo-reflexo

E aí, já escolheu o seu favorito?

signature2

Anúncios

Escrito por

Jornalista por profissão, vocação e paixão. ♡

Um comentário em “1 LIVRO POR LIVO

  1. Ligia! Essa é a mesma marca que abriu recentemente uma loja no Barra Shopping? Porque eu passei por lá em janeiro e havia uma loja nesse esquema, todos os óculos pelo mesmo preço. E esse projeto dos livros é muito bom, hein? Adorei. Estou mesmo à procura de um óculos de sol, vou dar uma passadinha lá no site pra ver.
    Beijinho,
    Mona
    http://www.literasutra.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s