3×4: JULIO LOPES

 

A vida de Julio Lopes pode ser dividida em um antes e depois. Como numa mudança “do vinho para a água”, como ele mesmo define, aos 17 anos sua mãe faleceu, deixando ele e sua irmã, então com 12 anos, em uma realidade completamente diferente da que conheciam até então.

– Eu era uma criança que tinha tudo do bom e do melhor e, do nada, minha mãe faleceu e eu tive que correr atrás. Eu tive que segurar uma barra muito forte, não podia chorar na frente da minha irmã, ela só confiava em mim.

Um ano depois, a irmã foi morar na Bahia com a avó e Julio começou a trabalhar no comércio, como vendedor de loja. Apesar da timidez, sua primeira gerente o “lapidou e preparou para o mundo”, sendo de extrema importância para o que se seguiria dali em diante.

– Ela foi uma mãezona para mim, tanto na questão comercial como de lidar com o público, de perder a vergonha. Foi uma pessoa muito especial.

O tempo foi passando, Julio foi mudando de empresas, “pegando a coisa boa de cada pessoa” que achasse que pudesse ser bom para si, como a malandragem de um, o marketing do outro, a experiência do outro… Mas o sonho de ter algo próprio sempre o fascinou. Até por isso, formou-se no curso de Gestão Comercial.

– Hoje em dia me considero uma pessoa muito preparada para qualquer coisa. Sempre na batalha e na correria, porque tudo o que eu tenho hoje fui eu que construí. Me sinto muito forte, sou muito batalhador. E hoje eu vejo muito da minha mãe em mim, em todos os sentidos. Ela era uma pessoa focada, que conseguia tudo o que queria, tinha um poder de conversar com as pessoas absurdo, era carismática… E precisaram se passar 29 anos para eu perceber isso.

a fotografia
acb7f352495cf93a2d941b3a7dce46e5
Créditos: Julio Lopes ( @juliolopesart )

Julio sempre gostou de tirar fotos, apesar de nunca ter feito cursos de fotografia. Nos seus trajetos diários, feitos em sua maioria de bicicleta, via-se diante de belas paisagens, e decidiu fotografá-las e postar nas redes sociais.

– As pessoas curtiam e falavam para eu fazer alguma coisa com aquilo, só que eu não sabia o quê.

No fim do ano passado, decidiu revelar algumas de suas fotos para colocar num álbum pessoal para guardar de recordação, até que foi na casa de uma amiga e viu uma moldura de quadro sem uso e pediu para levar. Encaixou quatro fotos no formato 13×18 cm na moldura e deste teste nasceu o projeto Julio Lopes Art.

o projeto

O projeto consiste na venda de fotos, tiradas e editadas apenas com o celular, em formato de quadro: podem ser pequenos, médios ou grandes, com moldura preta, branca ou madeira, com até seis fotos em cada quadro, dependendo do tamanho. Julio começou o projeto fotografando com o iPhone 5 e mudou agora para o 6. As fotos são editadas nos aplicativos Snapseed e Camera+.

– Só que no início eu ainda estava muito naquela de trocar o certo pelo duvidoso. Eu estava trabalhando em loja e mal ou bem aquilo me dava um dinheiro tranquilo. Até que resolvi fazer um lançamento.

O lançamento foi na praia de Ipanema. Julio levou um amigo para tocar, colocou algumas bebidas e foi ver no que dava: dos 60 quadros que levou para a exposição, 55 foram vendidos.

– Aí eu vi que tinha alguma coisa dando certo. Depois do lançamento, criei o Instagram oficial (@juliolopesart) e menos de um mês depois já tinha 3 mil seguidores.

Rotina é algo que não faz parte de sua vida. Ele procura apenas otimizar tempo e espaço.

– Basicamente, eu dependo dos pedidos. Ao mesmo tempo em que eu recebo um pedido e mando revelar as fotos, eu já vou comprar moldura, já passo por algum lugar que eu tenha que entregar um pedido… Isso tudo enquanto eu passo por lugares onde eu posso tirar foto, especialmente a orla, que é uma paisagem que abre a minha mente. Procuro sempre estar com lugares bonitos perto de mim.

vertentes
8207b14b7d798ad53d5aa124923c4dc7
Créditos: Julio Lopes ( @juliolopesart )

Julio já participou de algumas exposições (como a do Drichó, que eu contei aqui) e está decorando alguns espaços, como as lojas do Brownie do Luiz, o restaurante Balada Mix e alguns albergues.

Com o sucesso e a quantidade de pedidos aumentando, Julio decidiu sair do emprego e arriscar para investir no seu novo negócio. Hoje já foram 400 quadros vendidos para todo o Brasil e novas vertentes estão sendo criadas: ensaio fotográfico (foto de pessoas na paisagem, como na foto acima) e eventos. Na cobertura de casamentos, por exemplo, ele cria uma conta e lança uma hashtag no Instagram para o casal e posta em tempo real. Além disso, o pacote inclui um álbum e algumas fotos em moldura para o casal decorar a casa.

– O que eu gostei dessas vertentes é que eu não perdi o meu olhar. Eu fico solto, tiro foto do que eu gosto, fico muito à vontade.

#JulioLopesArtProgramaDoJo

Julio não sonha baixo. Ele é firme nos seus objetivos e quer ter seu trabalho cada vez mais reconhecido. É por isso que lançou a campanha #JulioLopesArtProgramaDoJo, com o objetivo de viralizar a hashtag até chegar na produção do programa do Jô Soares, de quem é fã.

– Uma semana depois que eu criei o projeto, eu sonhei que eu ia no Programa do Jô lançar o projeto, até postei no Facebook no dia. E há pouco tempo sonhei de novo. Aí no dia seguinte lancei a campanha. Admiro muito o Jô, adoro ele, sempre assisti ao programa, acho ele inteligentíssimo, engraçado, muito criativo e sério quando tem que ser. Eu me identifico com esses aspectos e por isso o vejo muito ligado a mim.

Para aderir a esta campanha, basta publicar uma foto com a hashtag e fazer esse sonho virar realidade! Bora participar?

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do Julio, pode seguir nas redes sociais (Facebook e Instagram) ou encontrá-lo aos domingos e feriados no calçadão da praia de Ipanema, na altura do Posto 10.

 

signature2

Anúncios

Escrito por

Jornalista por profissão, vocação e paixão. ♡

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s