Libertação: é assim que a atriz Angela Vieira define Santa, peça que estreia hoje no Teatro Tom Jobim, no Jardim Botânico, e fica em cartaz por longa temporada, até o dia 4 de outubro. Contracenando ao lado dela está Guilherme Leme Garcia, que também dirige o espetáculo.
Com uma concepção poética, Santa conta a história de um relacionamento amoroso que chegou ao fim, e é encenada de forma inusitada e bastante intimista: o palco é invertido e os atores se apresentam a um número mais restrito de espectadores – o espaço comporta apenas 92 pessoas e os lugares não são marcados.
– O diretor abriu mão de um número maior de cadeiras em função de usar um espaço tão lindo como o do Teatro Tom Jobim, já que havia esta possibilidade. E a concepção do espetáculo, texto, cenário e trilha são absolutamente integrados neste espaço, que é quase uma instalação – explicou Angela em entrevista ao Paz, amor e lápis de cor.
Foram dois meses de intenso ensaio que a atriz precisou conciliar com as gravações da novela I Love Paraisópolis, da qual também faz parte do elenco.
– Foi um período bem puxado de trabalho. Não tive dia de folga nesse período. Trabalhei aos domingos também para compensar os dias de gravação em que não conseguia ensaiar – lembra.
Não houve, no entanto, nenhuma preparação específica. Angela explica que bastou entenderem e estudarem o texto, que é bastante profundo e fala sobre assuntos delicados como relacionamento, separação, solidão e decisão. A peça busca causar na plateia uma “experiência sinestésica” através da mistura de texto, cenário, figurino e movimento. Movimento que aparece também em forma de dança: os dois atores dão um show ao dançarem juntos e separadamente.
– Voltar a dançar está sendo prazeroso demais. Neste espetáculo, o Gui [diretor] pediu que eu assumisse a respiração mais ofegante quando falo depois de algum movimento corporal, pois serve à cena – explica a atriz, que também foi bailarina do Corpo de Baile do Theatro Municipal por bastante tempo.
Santa tem duração de 1 hora, com sessões aos sábados, às 21h, e domingos, às 19h. Ingressos a R$ 40. A classificação é livre. O Teatro Tom Jobim fica na Rua Jardim Botânico nº 1.008.