MMA PROMOVE EVENTOS PARA RIO 2016

Por ocasião das Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016, o Ministério do Meio Ambiente organizou diversos eventos no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A programação completa pode ser vista aqui.

Entre as atividades promovidas estão a Feira Povos e Biodiversidade do Brasil, inaugurada no último dia 17 e que vai até o dia 21/08, funcionando das 8h às 17h. A feira traz artesanatos, alimentos e outros produtos da biodiversidade brasileira com o objetivo de integrar os povos.

feira biodiv

Uma das atrações da feira são as tatuagens de jenipapo feitas por uma índia da tribo Kayapó. Irekran me tatuou no braço e me explicou que todos os desenhos vêm da cabeça dela. A tatuagem de jenipapo é feita com uma lasca fininha de bambu que serve como pincel para delinear o desenho.

IMG_4869

Além da feira, foi inaugurada no Museu do Meio Ambiente a exposição Outras Vidas, que fica em cartaz até 31/08 e busca divulgar a beleza natural da flora e da fauna de quatro biomas brasileiros – Caatinga, Pantanal, Pampa e Cerrado. Do lado de fora do museu foi instalada uma estrutura para uma experiência sinestésica. Os conceitos de uso sustentável, biodiversidade, preservação e conservação estão descritos. Tudo isso têm o intuito de sensibilizar o público para o combate à degradação destes ambientes.

museu3

Também parte da programação do MMA, o Jardim Botânico, em parceria com o Instituto Masan, realizou o evento Jardim Sensorial para Todos, com participação de cerca de 40 atletas brasileiros de diferentes modalidades. Dois destes atletas foram selecionados para participarem das Paralimpíadas Rio 2016: Lucas Araujo, na bocha adaptada, e Rosinha Santos, no arremesso de peso.

Lucas começa nossa entrevista dizendo que estar nas Paralimpíadas é o sonho de qualquer atleta:

A gente trabalhou durante quatro anos e, quando você recebe a notícia, vê seu nome lá na convocação, é só alegria, e agora é trabalhar mais ainda para poder chegar lá bem e poder representar bem o nosso país. A bocha entrou na minha vida em 2010, por indicação da minha fisioterapeuta e eu fui na Andef e lá me apresentaram a bocha e eu comecei a praticar. Me destaquei nas competições e desde então virei atleta. O orgulho é muito grande (de estar nas Paralimpíadas), não só por ser atleta ou por fazer parte da seleção brasileira, mas o orgulho maior é você poder ser exemplo para os outros que têm a mesma deficiência que você, mas não tem esse direcionamento para o esporte, e você poder mostrar isso, que eles são capazes de conseguir tudo o que eu estou conseguindo, isso é o mais importante – conta o atleta de 22 anos.

Idenilza e Samuel Araujo, pais de Lucas, ficaram muito emocionados quando foi noticiada a convocação do filho para os Jogos Paralímpicos:

– Foi uma grata surpresa o Lucas ter entrado nesse mundo do esporte. Ele começou aos 16 anos por indicação da fisioterapeuta, porque nessa fase de adolescência ele já estava meio estressado de ter que fazer fisioterapia. Desde então, tem conquistado o cantinho dele, as medalhas dele. E estar nas Paralimpíadas é o sonho de todo atleta. A gente estava na expectativa (de Lucas ser convocado), mas não tinha aquela certeza se ele ia ou não. E ele está muito feliz, bem dedicado, bem concentrado. Quando ele tem que jogar para treinar, eu que jogo junto, é muito bacana – contou a mãe, orgulhosa.

Lucas participou dos Jogos Parapan-Americanos em Toronto, no ano passado. Desde então, deu diversas entrevistas. Segundo Idenilza, isso foi bom para ele se soltar:

– Ele é muito tímido, e dar entrevistas ajudou ele a se soltar. Antigamente ele gaguejava mais e agora ele fala com tranquilidade, respira para falar… É muito bacana. Quando o Lucas nasceu, nós fomos viver uma nova história. A paralisia dele veio no pós-parto. Ele teve uma parada respiratória, faltou oxigênio no cérebro dele e aí veio a paralisia cerebral. É outro mundo, são outras circunstâncias. Mas com um piscar dos olhos a mãe entende. A gente acha que vai ensinar os filhos, mas a gente é que está o tempo todo aprendendo com ele.

lucas1

Rosinha tem 44 anos e já é veterana em Paralimpíadas. De qualquer modo, garante, é um sonho realizado estar no Rio 2016:

Estou indo para minha quarta Paralimpíada. É um sonho que estou realizando porque eu não achava que estaria em 2016, mas como Deus temo trabalho Dele, acredito que foi Ele quem me convocou. Por tudo o que eu passei, pelos problemas de saúde que passei, eu ia amputar minhas mãos em 2013, e Papai do Céu não deixou. Eu tive um câncer em 2014 e Papai do Céu também não deixou. Então, em 2015, eu recebi a notícia do médico dizendo que eu estava curada do câncer e eu treinei e eu sempre falei para Deus que queria que ele me convocasse. Eu achei que não ia estar, mas eu estou em 2016, fui convocada e estou muito feliz e eu só prometo para todo mundo que eu vou competir com muita alegria e que essa alegria traga uma medalha, seja ela ouro, prata ou bronze. Mas com ou sem medalha eu vou competir com muita alegria e passar toda minha energia para as pessoas que vão estar lá me assistindo.

rosinha1

Conforme eu contei no post Jardim Sensorial, o espaço foi criado para que deficientes visuais pudessem aguçar os sentidos, sentindo as plantas pelo toque, cheiro, etc. Os monitores se dividem em videntes (que enxergam), deficientes visuais (cegos ou com baixa visão) e, a partir de hoje, um surdo e um intérprete de Libras, a linguagem brasileira de sinais.

jd2

O Jardim Sensorial funciona diariamente: segunda, de 12h às 17h, e de terça a domingo de 8h às 17h. Visitas de grupos devem ser agendadas previamente pelo telefone (21) 3204-2886.

Anúncios

Escrito por

Jornalista por profissão, vocação e paixão. ♡

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s