DIA DO MESTRE

Tive mestres na escola. Que me ensinaram a dividir com o coleguinha e a colorir mais forte. Que tinha dia de tinta no pátio e eu aprendia a exercitar minha criatividade. O cheiro daquela tinta não vai embora nunca da minha memória… eu devia ter de 3 a 5 anos.

Tive mestres que me ensinaram o alfabeto, colando o barbante sobre o formato da letra e depois formando sílabas tipo o b-a-ba. Aí aprendi a escrever o meu nome.

Me ensinaram a escrever, a somar e subtrair, a multiplicar e dividir, e mostraram que a ordem dos fatores não altera o produto – lição que pode ser aplicada em diversas situações da vida, ao contrário da fórmula de Bhaskara.

Tive mestres que, com o carinho de ensinar, me fizeram sentir o carinho em aprender. Tive mestres que elogiaram minha escrita, tive outros que elogiaram minha leitura. Tive mestres que tiveram que me explicar matriz 500 vezes, e outros que não tinham paciência de explicar de novo. Paciência. Tive mestres que tentaram bastante com que eu tivesse força para sacar uma bola – em vão, ela caía bem na minha frente.

Tive mestres que me acalmaram durante as provas em que simplesmente travei e não conseguia responder nenhuma questão.

Tive mestres que ensinaram formas de colar, mas nunca tive coragem de usar. Tive mestres que divertiam as aulas com histórias de vida, piadas e músicas que ajudavam a gravar as fórmulas. Nunca decorei, mas fui mais feliz.

Tive mestres que ensinaram a ser cidadã, a ser estudante, a ser profissional. Tive mestres que me deram orgulho por ter sido aluna. E os que me dão por serem colegas de profissão tão competentes que me fizeram carregar essa paixão comigo. Tive mestres que para mim sempre serão.

Foto: Eu e meu querido professor Chico Otavio, por Leda Lopes.

Anúncios

Escrito por

Jornalista por profissão, vocação e paixão. ♡

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s