VAMOS ENTENDER O FEMINISMO

E foi então que, perambulando pelo Facebook, dei de cara com uma imagem que mostrava as diferenças entre a mulher feminista e a mulher conservadora. Dizia que a mulher feminista “não tem marido; diz que não é só peito e bunda, mas faz protesto mostrando peito e bunda; tem pelos nas axilas; pensa que agindo como homem terá mais direitos na sociedade; acha que não precisa de homem, e que todo homem é machista e opressor; seu hobby é abortar”. Já a mulher conservadora, dizia a imagem, “tem marido; é recatada; ela é bem cuidada e cheirosa; não precisa agir como um homem para procurar seus direitos na sociedade; sabe que precisa do seu marido, do mesmo modo que ele precisa dela; sabe que homens e mulheres têm funções diferentes; seu hobby é amar os filhos e o marido”.

São tantos rótulos que eu resolvi tentar mais uma vez. A gente não pode se calar e deixar-se humilhar a este ponto. É tanta besteira sendo dita, mas aquela besteira que não faz rir: faz sentir nojo.

Vamos lá:

Feminismo, antes de mais nada, não é querer que a mulher seja superior ao homem. Tudo o que ela quer é igualdade de direitos. O homem vive sem camisa e seu peitoral não é sexualizado. Para as mulheres, fazer topless até hoje é tabu, até hoje vira notícia. Até hoje as mulheres são objetificadas.

Alou, estamos em 2016! Pensaram que na virada do século estaríamos andando de carros voadores mas as mulheres precisam ser belas, recatadas e do lar.

Imagem retirada da página Alunos de Direita / Reprodução Facebook

Ser a favor do aborto não significa que desejamos abortar. Nem que desejamos que abortos aconteçam. É mais uma questão de saúde que de religião ou princípios. Os abortos vão acontecer, querendo ou não. A diferença é que se não for legalizado, será realizado numa clínica clandestina, com materiais provavelmente não esterelizados, pondo a saúde e a vida da mãe em risco (e não eram vocês os preocupados com a vida?).

Feministas se depilam, ou não. Feministas vestem roupas com mais ou menos decotes, ou não. Feministas usam sutiã, ou não. Feministas têm tatuagem, ou não. Feministas têm marido/esposa, ou não. Feministas são homossexuais, ou não. Homens podem ser feministas e isso não significa nada além de: ele concorda que mulheres e homens têm os mesmos direitos na sociedade.

Da ignorância se planta o ódio, a generalização e o estereótipo e se colhe somente o quê? O preconceito.

A foto da capa peguei no tumblr, mas não encontrei os créditos do(a) ilustrador(a) :(

Anúncios

Escrito por

Jornalista por profissão, vocação e paixão. ♡

4 comentários em “VAMOS ENTENDER O FEMINISMO

  1. Lik,amei a sua matéria. Mas dentro do movimento feminista (seja em qualquer uma das vertentes – rad fem, intersec, feminismo negro, transfeminismo etc), não se fala que existe homem feminista – mas sim pró-feminismo. Isso pq homem feminista estaria tirando (mais uma vez) o protagonismo da mulher em um movimento que sempre sofreu tanto com machismo. O homem na nossa sociedade é levado a achar (mesmo que inconscientemente) que tem mais poder que a mulher (que é superior a ela), então o cara que luta por direitos iguais e se identifica com a luta é pró-feminismo – é só pra não tirar o protagonismo da mulher em uma sociedade em que ela não é protagonista de nada (é aquela velha coisa de fazer o mundo girar em torno dos homens, sabe?).

  2. Amei seu post! É exatamente isso, somos rotuladas até hoje como “as hestericas, desleixadas que odeiam os homens”, meu Deus, até nisso os homens acham que o mundo gira entorno deles? A gente fala 50mil vezes “nós só queremos igualdade de gênero” eles vão lá e escutam “odeio todos os macho”, fala sério! Sem contar, nesse monte de regra que cagam na vida das mulheres, desnecessário e estamos aí pra desconstruir isso, né?! Girl power! Parabéns pelo post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s