CARLOS DIEGUES – VIDA DE CINEMA

Hoje (26), às 19h30, será realizada uma sessão especial no Estação Net Rio, em Botafogo, do recém-lançado documentário Carlos Diegues – Vida de cinema, de Geraldo Sarno. A sessão, aberta ao público com entrada franca e distribuição de senhas uma hora antes da exibição, será seguida de um bate-papo entre os cineastas Cacá Diegues e Geraldo Sarno e o curador da Cinemateca do MAM, Ricardo Cota, com o público.

O longa metalinguístico de 52 minutos se dá a partir de um diálogo entre o crítico de cinema José Carlos Avellar e o cineasta Cacá Diegues – renomado por filmes como Bye Bye Brasil (1979), Tieta do Agreste (1996) e Orfeu (1999) – que fala sobre seu processo criativo, sua visão sobre o cinema e comenta trechos se seus principais filmes.

O documentário faz parte da segunda série do projeto A Linguagem do Cinema, idealizado e dirigido por Geraldo Sarno, lançado neste mês pela Cinemateca do MAM, com apoio da curadoria e do conservador-chefe Hernani Heffner. Os programas são montados em formato de entrevista e o depoimento de cada artista é complementado com material de arquivo ao longo dos 52 minutos de duração, com a proposta de investigar o processo criativo e técnico de cada entrevistado.

O projeto é voltado para o público em geral e busca contribuir para a formação de pessoas interessadas em aprender sobre a linguagem cinematográfica brasileira e suas variações quanto a temas, estilos, técnicas e propostas.

A Linguagem do Cinema série I foi realizada em coprodução da Rio Filme, entre 1997 e 2001, veiculada pelo IRDEB e Canal Brasil. Os filmes eram uma forma de apresentar ao público o modo de ser e a estética dos filmes brasileiros, e abordava a arte cinematográfica de 12 cineastas.

Endereço: Rua Voluntários da Pátria 35, Botafogo, Rio de Janeiro.

 

Anúncios

Escrito por

Jornalista por profissão, vocação e paixão. ♡

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s