JUDIAR, VERBO INTRANSITIVO

Muitas pessoas usam a palavra “judiar” em frases como “Não judia do bichinho”. Hoje li, por acaso, uma pessoa falando para a outra que não usasse a palavra judiar. Fui buscar mais a fundo a origem deste verbo e é isso mesmo:

“Judiar significa “escarnecer, fazer sofrer, atormentar, maltratar”. O verbo judiar é formado de “judeu” mais o sufixo “iar”. É, portanto, um verbo de carga depreciativa, pois seria “tratar como os judeus foram tratados”, ou seja, “maltratados como os judeus”. Embora muitos não associem judiar ao sofrimento dos judeus, o uso do verbo deve ser evitado. É uma palavra que carrega em si uma carga preconceituosa.” Fonte: G1

É claro que a maioria das pessoas não busca a etimologia das palavras e, por isso, muitas vezes não se dão conta do que estão falando, em sua essência.

Para o rabino ortodoxo israelense Shalom Ber Salomon, de 23 anos, o português é uma língua bem difícil no que diz respeito à sua gramática.

– Se a palavra judiar significa fazer sofrer, atormentar, maltratar, e o verbo judiar é formado a partir da palavra judeu, esta é uma questão para que entendem dessa área (etimologia das palavras), não sou eu. Mas, a ligação entre judeu e sofrimento é uma ligação histórica, de fato. O povo judeu é um povo conhecido pelo seu sofrimento, tanto que temos o Muro das Lamentações, o judeu sempre lamenta porque realmente nosso povo é muito sofrido. O Holocausto é simplesmente um exemplo, mas isso aconteceu muitas vezes, sempre se repetindo. Eu não vejo (em usar a palavra judiar) um problema pessoal, porque realmente ser judeu é difícil. E ninguém quer sofrer, todos queremos rir. Mas essa conexão (da palavra judiar com sofrer como os judeus) é um fato que existe. Então eu não vejo um problema com essa expressão. Eu, pessoalmente.

A visão rabínica, no entanto, é mais branda do que a do advogado Tadeu Puretz, de 26 anos.

– Eu me considero um judeu observante, mas trato com menos rigor as regras judaicas. No entanto, a minha posição sobre este tema é a seguinte: eu entendo que as pessoas que falam a palavra judiar, falam sem intenção nenhuma, realmente acho que as pessoas falam esta palavra sem realmente conhecer, fazem por uma questão de repetição. As pessoas falam, repetem, daqui a pouco vira palavra popular, aparece no dicionário, e não pensam na etimologia dela. Entendo que as pessoas falem sem qualquer tipo de maldade ou dolo. Eu sempre imaginei que fosse alguma coisa do tipo, pela etimologia e pelo significado que ela tem. A palavra judiar vem da palavra judeu, não tem nenhuma dúvida quanto a isso, e claro que o sentido dela, maltratar, fazer a pessoa sofrer, se identifica muito com a história dos judeus no mundo.

Puretz afirma ainda que, por mais que esta palavra tenha se tornado popular, não se escuta judeus a repetindo, provavelmente também por imaginarem que tem esta referência ao sofrimento dos judeus.

– Eu acho que, ainda que sendo sem maldade, acho que a pessoa conhecendo agora o teor da palavra, que ela pare de utilizar, já que faz referência a um dos momentos mais tristes da história do mundo, ao maior massacre da história do mundo. Eu não me sinto ofendido inicialmente, porque sei que é sem intenção, mas é uma coisa dura, que não se deve falar. Do mesmo modo que denegrir é algo referente aos negros e ao sofrimento deles.

É importante lembrar que esta análise se faz quanto ao verbo judiar usado como verbo transitivo indireto (aquele velho “se judia, judia de alguma coisa ou alguém”). Quando usado como verbo intransitivo, refere-se ao ato de seguir a religião judaica, judaizar. Aí, está tudo certo.

Vivendo e aprendendo – e passando os aprendizados adiante.

Respeito sempre.

Foto: Arquivo pessoal/Tadeu Puretz

Anúncios

Escrito por

Jornalista por profissão, vocação e paixão. ♡

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s