O INEVITÁVEL TREM

Em temporada que se estende até agosto, o espetáculo “O Inevitável Trem” tem estreia nacional marcada para amanhã no Teatro do Jardim Botânico e conta com patrocínio da CEG e produção de Les vents des Anges.

A peça, escrita e dirigida por Pedro Jones, conta a última conversa entre um casal, que revive o passado de amor e conflito do relacionamento.

– O espetáculo traz uma temática recorrente nos meus trabalhos, que é o estado de presença. Quero fazer as pessoas enxergarem as relações enquanto elas estão ali. O quanto a gente está realmente vivendo a vida e o quanto estamos no automático. “O Inevitável Trem” é esta ruptura que pode acontecer por qualquer motivo e a qualquer momento. Todo mundo se separa um dia, então, antes que venha o tal do trem, e aí, como é que vai ser? – explica Jones.

Fazendo uma experiência sensorial, “olfato-gastronômica”, que permite a aproximação dos atores com o público, a peça traz Vitória (papel de Carla Nagel, que também produz a peça), uma fotógrafa sonhadora, e Jean Paul (vivido por Giuseppe Oristanio), um chef de cozinha que vive a vida de forma muito prática. Enquanto casal, sempre tiveram uma relação pouco racional e muito sensorial, o que tornava difícil a chegada a um consenso sob qualquer aspecto. A história mostra que, enquanto um dos lado tenta de tudo para salvar o casamento, o outro está convicto que a relação chegou ao fim.

Giuseppe foi convidado pelo autor a fazer parte do elenco e, como já haviam trabalhados juntos outras vezes, foi fácil aceitar o papel. Os ensaios foram “uma maratona”, como descreve o ator:

– Eu estou gravando adoidado e ensaiamos por 45 dias, talvez, tarde da noite. Mas o processo foi carinhoso e bem legal. Fomos objetivos e calorosos durante o trabalho. A Carla é ótima e nos damos muito bem. Além disso, sempre devemos aplaudir quem produz teatro. Ela conseguiu inclusive botar o teatro pra funcionar. Sensacional.

Considerada uma tragicomédia pelo autor, a peça permite que o público se envolva por completo. Segundo ele, a peça faz rir, chorar, mas também é uma comédia que nos convida a pensar.

– O Giuseppe, que faz o papel do Jean, um chef, vai cozinhar durante a peça e servir o público, então, ou seja, você vai estar ali, vai sentir cheiro, vai comer, eu quero ativar os sentidos de quem está presente ao longo de um texto verborrágico. Com todas as facilidades de conexão, as pessoas têm dificuldade de conectar-se umas com as outras. Então a gente bota comida, cheiro para que as pessoas realmente estejam ali, e também para quebrar um pouco desse paradigma do teatro, que se assemelha ao cinema, onde você vai, senta na plateia e a encenação acontece em outro lugar e você não se relaciona.

Giuseppe observa que o espaço é um teatro de arena, o que permite esta aproximação entre espectadores e atores.

– Como estamos num teatro de arena, com o público bastante próximo da gente, e meu personagem é um chef, a peça propõe que o público testemunhe o cara cozinhando. Algumas pessoas, inclusive, comem da comida que ele faz em cena. Além disso, propomos aromas…tudo ali, ao vivo. É legal isso.

Ainda sobre esta experiência, chamada “olfato-gastronômica”, Jones explica que acredita no diálogo proporcionado pelo teatro.

– Eu acho que o teatro é uma experiência que deve ser vivida patrimonialmente, tanto para os atores, quanto para a plateia, mas sempre com muito respeito, não acredito no ator que encosta na plateia, mas no respeito que consegue dialogar – comenta o diretor.

Serviço:

De 24/06 a 13/08.

Sábado, às 21h. Domingo, às 20h.

Teatro do Jardim Botânico (Rua Jardim Botânico, 1008).

Ingressos a R$ 60,00 (compra online via ingressorapido.com.br)

Classificação livre.

Anúncios

Escrito por

Jornalista por profissão, vocação e paixão. ♡

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s