SÉRIE MULHERES: TATIANA SODRÉ

A Tatiana Sodré é designer, mas, na verdade, nunca trabalhou na área. Seu forte mesmo é a pintura, desde pequenininha. Com o foco na pintura em porcelana, que começou aos 12 anos por incentivo da mãe, atualmente tem uma rotina bem organizada: trabalha de 4 a 5 horas por dia e dá aula 3 vezes por semana, na parte da manhã e da tarde, em seu ateliê, que fica em casa.

– A arte nasceu comigo! Minha facilidade para qualquer trabalho manual e minha enorme curiosidade pelas técnicas e materiais acabaram me seduzindo desde pequena. Na porcelana, durante muitos anos aprendi a técnica tradicional, que é utilizada na maioria das pinturas em louça, desde o começo do século XX. Depois de alguns anos, fui fazendo cursos de extensão e técnicas diversas e aprendi finalmente o que me fascinou: a pintura mais moderna, das pinceladas, que é a que continuo utilizando. A tinta de porcelana é em pó, e precisa ser misturada a um agente oleoso para ser usada. No meu caso, utilizo essência de terebentina e óleo de copaíba – explica a artista.

Segundo Tati, a mente de um artista não para, então está num constante processo criativo. Ela conta também com bastante material para pesquisa e uma biblioteca bem grande, mas entrega:

– Na verdade, tudo o que vejo fica guardadinho e em algum momento eu recupero! Seja uma cor, um desenho, uma frase. Tudo é material!

Apesar de ter algumas peças prontas para entrega, trabalha sob encomenda. Normalmente, os clientes chegam com uma ideia, mas ela apresenta outras opções. Para ela, a arte é uma forma maravilhosa de terapia e gosta muito de criar quando está tensa, é quando saem suas melhores peças. Diz que, ao final, sai leve, como se fosse resultado da “magia” da pintura.

– É preciso muita paciência e disciplina, também. Não se pinta porcelana em pouco tempo, a louça precisa ser queimada, retocada, queimada de novo, é um processo lento.

Atualmente, o maior meio de divulgação do seu trabalho se dá pelo instagram (@arte_tati), mas o bom e velho “boca a boca” sempre funcionou. Suas aulas têm duração de 3 horas e são 4 alunas por turma, o que transforma o ambiente em um espaço não só de trabalho, mas de relaxamento e grande troca de experiências.

No fundo, o que Tati ama mesmo é toda e qualquer forma de se expressar. Seus prazeres vão muito além da pintura em porcelana.

– Continuo colorindo e pintando aquarela, e adoro fotografar, o que acabou virando meu hobby preferido quando não estou no ateliê! Também cuido da casa e do meu filhote com o maior prazer… Acredito que quando a gente faz o que gosta, a vida vai fácil!

Anúncios

Escrito por

Jornalista por profissão, vocação e paixão. ♡

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s