SÉRIE MULHERES: LUIZA CUNHA

A designer Luiza Cunha, de 29 anos, é sócia-diretora em uma start up, onde é responsável pela área de Comunicação e Marketing. Além disso, é voluntária no Sonhar Acordado, ONG que conheceu através de um grande amigo que trabalhava havia alguns anos na filial de Brasília.

– Ele me contava muitas histórias sobre as atividades com as crianças, das iniciativas que surgiam e de como o grupo era unido e sempre preocupado em como melhorar um pouquinho que fosse as coisas no mundo, naquilo que estava ao alcance deles. Nessa época, eu morava em uma cidade que não tinha filial e só conseguia imaginar como era o projeto e como devia ser ótimo fazer parte disso tudo. Voltei para o Rio, procurei me informar e, coincidentemente, estava bem próximo de uma das Grandes Festas, o Dia do Sonho, em 2012.

Luiza realiza trabalhos voluntários desde a adolescência. Começou na Igreja, ajudando na Pastoral da Criança e na Obra do Berço, depois trabalhou em uma iniciativa com moradores de rua e, recentemente, fez uma experiência missionária na Amazônia que levava assistência básica médica, psicológica, pedagógica e espiritual para comunidades isoladas. E, a partir de seu primeiro contato com o Sonhar Acordado, foi participando e se envolvendo cada vez mais com os projetos, até se tornar diretora da filial do Rio de Janeiro.

– Meu principal trabalho [no Sonhar Acordado] é gerenciar a organização como um todo, para garantir que a nossa missão e o nosso ideal de formação e transmissão de valores sejam vividos, ainda que com as particularidades de cada um dos projetos, mas sempre sendo colocados em prática. Além disso, ajudo os coordenadores dos diversos projetos e setores a avaliar como podemos melhorar, crescer, cuidar melhor das crianças e voluntários e nos fazer sempre ser uma organização que acolha e transmita amor.

No tempo livre, gosta de aproveitar a natureza e fazer atividades ao ar livre, como trilhas, praias e viagens. Recentemente descobriu que ama mergulhar, após uma experiência no Carnaval. E brinca: “sou quase um peixe”. Mas, na verdade, a maior parte do seu tempo livre, passa na ONG.

– Como o nosso trabalho é voluntário, desde a função mais simples até a direção, todos se dedicam no tempo que possuem livre. É quando vou aos hospitais brincar com as crianças, vou fazer atividades e levá-las junto com a minha equipe para conhecer lugares novos, além é claro das reuniões que temos que fazer para nos organizar.

Atualmente, a ONG atende 15 instituições de apoio educacional localizadas em comunidades do Rio e Região Metropolitana, 5 hospitais e 2 casas de apoio. Nas festas, são mais de mil crianças reunidas e a mesma quantidade de voluntários.

– Quase não cabemos mais nos sítios do Rio! Mas queremos fazer ainda mais, justamente pelo que fica no nosso coração depois de cada encontro, ação, atividade. É uma esperança enorme de que o mundo tem jeito e uma forma de fazer a nossa parte, não ficarmos parados esperando uma solução cair do céu. Recebemos em troca muito amor, carinho, abraços apertados, sorrisos únicos… Não tem preço!

Luiza é muito envolvida com a causa e conta que a ONG é o que faz seu coração bater mais forte, dando esperança e razões para acreditar todos os dias, justamente por ver tanta gente boa fazendo tanta coisa boa.

–  Gente nova que chega com ideias novas, gente que coloca a mão na massa e abraça tudo com tanto amor, mesmo que seja só uma sementinha sendo plantada, que a gente não veja o impacto na vida das crianças e comunidades agora, isso já transforma a gente. Faz de nós pessoas melhores. Acho que minha vida hoje sem o Sonhar Acordado seria um pouco menos feliz.

No momento, ela está trabalhando na campanha de Páscoa do Sonhar e convida a todos para participarem das atividades.

 

–  Quem ainda não teve uma experiência dessas, não sabe o que está perdendo. Venham descobrir com os próprios olhos que coisas simples fazem a diferença, que somos surpreendidos todos os dias e que só o amor é capaz de mudar o mundo!
Anúncios

Escrito por

Jornalista por profissão, vocação e paixão. ♡

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s